quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Torre do bode [Céu da semana - 27 a 30 de Agosto]

 


Sentiu o vento frio soprando da greta? É a Lua que entrou em Capricórnio. "Eu conheço um lugar massa", ele diz. E ele te leva pra torre do bode, também conhecida como ano de 2020. A marca desse ano é o trânsito de Júpiter e Saturno por Capricórnio. Aqui o sonho, a aspiração (Júpiter) é esfregado contra a dura cara da realidade (Saturno). A aspiração precisa então criar casca, tomar forma, se provar DURONA - isso se quiser mesmo subir a torre.

Júpiter e Saturno estão retrógrados nesse momento. Dizem alguns que isso sinaliza que seus assuntos estão em descontrole. De certa forma nos tornamos vítimas do tempo: do que o isolamento fez com a gente; as perdas; a perda da fé; os labirintos na cabeça; do esquecimento.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

As plantas na astrologia



Todas as coisas na terra são regidas pelos 7 planetas; não é muito diferente com as plantas. Não existe muito consenso na tradição astrológica sobre qual planta pertence a qual planeta, problema que se compõe com o fato de que uma mesma planta pode estar sob a regência de dois ou mais planetas diferentes. 

Plantas jupiterianas costumam ter um porte majestoso e grandes, de galhos grossos, como o carvalho; as folhas tendem a ser mais gordinhas; tem um cheiro doce e fresco, sofisticado - como o hortelã; mas menos doce que as de Vênus.

Plantas de Vênus tem flores bonitas, de cheiro doce e frutado, ou que produzem frutas muito doces; suas plantas não costumam ter folhas serrilhadas ou espinhos, mas há exceções, como a rosa.

Sol e Lua pegam aromas que são refinados, mas não são doces como os de Vênus e Júpiter. Um exemplo é o Alecrim, que foi associado a ambos os luminares. O Sol é mais ligado a plantas resinosas ou que aguentam bastante Sol, e de características estimulantes (como a canela) ou purgantes. As da Lua tendem a ser esbranquiçadas ou terem leite; podem ser plantas que crescem em locais úmidos, como a beira de rios, e dão flores brancas, ou frutos em forma de crescente.

As plantas de Mercúrio tem folhas pequenas e múltiplas, ou frutos e sementes pequenos e múltiplos. Algumas de suas ervas são temperos (salsa, manjerona...): tem cheiros marcantes, pungentes, mas sem a doçura dos benéficos ou a delicadeza dos luminares.

Saturno e Marte pegam plantas com cheiros fortes e as vezes desagradáveis. Por ex., o tabaco (embora não tenha uma associação tradicional) é comumente ligado a Marte. Plantas marciais tendem a ser "quentes" como alho, cebola, pimentas - e costumam também ter espinhos (os cactus são marciais) ou folhas avermelhadas. As saturninas crescem na sombra ou em ruínas, tem crescimento lento e folhas mais escuras.

Ervas que são amargas e fortalecem a saúde ou produzem visões são solares. Já Saturno pega também as plantas amargas, mas geralmente as que são intoxicantes ou analgésicas.

As vezes, a aparência dá a informação principal. A camomila, por ex., é solar por causa da aparência da flor -  branca de centro amarelo. As nozes são Mercuriais porque parecem um cérebro...

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~

Iago Pereira

Imagem: Max Ernst, "Silêncio pelas eras" - 1967

Facebook: @rota32

Instagram: @rota32.astrologia

Textos exclusivos pra quem me apoia com qualquer valor

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço