Saiu ontem no Intercept
a denúncia de uma campanha de difamação digital orquestrada no whatsapp contra as universidades.
Isso é o saldo do mês que Marte passou em Gêmeos oposto a Júpiter em Sagitário. Vou explicar:
Marte governa o exército e as guerras. Júpiter, as universidades e os saberes superiores. O que o artigo descreve é uma verdadeira campanha de difamação orquestrada contra as universidades.
Mais um capítulo da guerra de informação, ou guerra híbrida, na qual o Brasil hoje é campo de batalha. Durante as eleições, uma poderosa máquina de propaganda e mentiras foi montada pelo whatsapp, inundando o discurso público com uma narrativa composta de fakes e argumentos prontos. Sem contar a facada, que até hoje tem elementos bastante mal explicados.
Nas eleições, Marte estava em Aquário - signo da mentira e da descentralização. Neste mês que acabou de passar, Marte esteve em Gêmeos, signo que, assim como Aquário, pertence à triplicidade do ar, de signos falantes. Marte esteve também em mútua recepção com Mercúrio, planeta que governa a comunicação. Por isso novamente o buxixo como ferramenta ofensiva.
Só que não colou. Uma razão para tal é que estavam opostos a Júpiter em Sagitário, um planeta em seu próprio domicílio. Como metáfora, podemos pensar que escurraçar alguém na rua é fácil, mas na própria casa é difícil: mexe com um circuito instintivo muito profundo na gente, de defesa do próprio território. Talvez a direita tenha esquecido que, nas ruas em 2013, se gritava precisamente saúde e educação. O povo quer, no mínimo, um estado de bem estar social. E está ganhando precisamente o inverso.
Marte entrou hoje em Câncer, onde passará um mês. Câncer é a queda de Marte, onde ele prova do próprio veneno; e dessas vez temos também Saturno, outro planeta domiciliado lhe fazendo oposição. Seria quase motivo pra comemorar, não fosse a presença da cauda do dragão e da cabeça no eixo entre Capricórnio e Sagitário. O que isso quer dizer? bagunça. Bagunça das grandes.
Saturno com o Nodo Sul diminui, perda de osso. Saturno domiciliado: ossos importantes, que sustentam o corpo. Marte em Câncer é aumentado pela presença da Cabeça do Dragão. No signo de sua humilhação, ele não pode direcionar a agressividade. Aumentado, Marte explode, custando caro pra todos os lados. Coisa ruim. Bato três vezes na madeira e tá passado o recado.
Iago Pereira
(imagem: "A Vertigem do Homem Solúvel", Lucas Ero - 2016)