O Deus de sandálias aladas, Mercúrio, chegou ao seu signo favorito - o signo da mulher alada.
Em termos técnicos, dizemos que Mercúrio em Virgem está domiciliado e exaltado: aqui ele destrava todo seu poder, sem precisar dar volteios pelos caminhos dos outros planetas; aqui ele arregaça as mangas, alegremente, e se põe a consertar tudo que está quebrado, dar upgrade onde pode haver melhora e experimentar, experimentar! - pois o trabalho de Mercúrio é uma obra em aberto, sem pretensões de chegar a um fim. Quando (entediados) já exploramos os quatro cantos da terra, ele há de pensar foguetes pra nos levar ao espaço, ou crescer para dentro, levando a visão e o engenho até o mais mínimo átomo.
A humanidade tem muito de Mercurial, nós que nascemos pelados e dependemos de roupas, e da linguagem, e de casas fabricadas e incontáveis artifícios. As cidades, elas também são de Mercúrio - gigantescos chips de fazer dinheiro, gente-máquina zumbindo freneticamente, tubo de ensaio a misturar povos e culturas, dissolvendo antigos costumes e criando novos. Temos muito a agradecer a Mercúrio, embora claro, nesse fim de mundo onde estamos, tudo isso mostra seu cansaço também, e aqui lembramos que Mercúrio era visto por Ptolomeu como um planeta frio e seco, e portanto de certa forma, hostil à vida (essa coisa quente e úmida). Ainda assim, com o Deus em seu trono, a questão é meramente técnica: se são bilionários a subir aos céus, é porque as riquezas não estão a circular, não chegam às mãos que precisam; se as cidades sufocam a vida natural, é porque nossas cidades são ainda muito burras. Há também um ódio à inteligência em nossa vida moderna, e a inteligência de Mercúrio não é apenas o saber das ciências duras, mas também as perguntas dos filósofos e a poesia na palavra das crianças. Esse Deus é eterno menino, e não há rigidez em suas moradas (que são signos mutáveis).
Mercúrio se funde aos planetas com os quais se encontra, como dois metais a formarem uma liga. Presentemente está junto de Vênus e Marte, mas Vênus logo encontra seu rumo pra além de Virgem, e é com Marte que Mercúrio vai trocar na maioria desse trânsito. Mercúrio e Marte é a língua sendo usada como arma, para ferir ou para abrir caminho. Pra quem está travado frente a um obstáculo é chegada a hora de penetrar até o fundo da questão, desmontar seus componentes fundamentais e investir com força e precisão rumo a sua liberdade. Tomem cuidado com a crítica exacerbada e também com a mentira, a falsificação, que (sem moralismo!) as vezes é questão de sobrevivência, mas pode facilmente gerar mais problemas do que resolve. A força de Marte é a guerra, e a guerra é para casos extremos. Na guerra não se prospera; na guerra o nosso sono não é tranquilo.
~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~
Iago Pereira
Facebook: @rota32
Instagram: @rota32.astrologia
Textos exclusivos pra quem me apoia com qualquer valor
Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço