segunda-feira, 8 de abril de 2019

Loucura Sagrada [nota astrológica]



Lua em Touro com Algol.

Todo mês, a Lua tem dois dias e meio em Touro, onde ela é convidada de honra. Mas este mês é mais bonito: a dona de Touro, Vênus, é também recebida em honras por Júpiter.

Espero que tenham aproveitado o fim de semana para celebrar. Aliás, deveríamos celebrar sempre, no triunfo e no fracasso, na saúde e na doença. Celebrar até mesmo a tristeza.

E no fim de Touro, tem Algol - estrela da degola, de quem falamos bastante recentemente (por causa do trânsito de Marte). É uma estrela muito famosa - não por ser a mais brilhante, mas por ser associada a coisas chocantes, barrocas. O povo gosta do barroco, mesmo dizendo que não. A prova é que dão atenção.


Com essa Lua em 1924, Breton lançou o Manifesto Surrealista. Possivelmente com a Lua na Casa 3, onde é seu templo, seu júbilo. Também chamada "Casa da Deusa", onde a Lua, mensageira, faz a ponte com o saber oculto (assunto de Casa 4).

Muito se acusou o Surrealismo de irracionalista. A mesma acusação que até amigos de esquerda reservam pros que falam de magia, saber oculto, visão, revelação, êxtase...

Mas há uma loucura que é sagrada; ela visa matar o monstro da razão, mas não matar a razão em si. Ela faz isso pra elevar o pensamento acima de sua própria sombra. (Com Nietzsche, eu concordo que o cérebro é um orgão do corpo; um acessório pra vida, mas minúsculo frente à vida em si; não deveria usurpá-la).

A imaginação, sonho e o mito entram no jogo como uma mediadores, pontes entre a razão e a força maior da vida. São aterradores pros que buscam o controle, pois não se tem controle do sonho. Não se pode provar cientificamente o mito, nem defini-lo com objetividade. Mas é possível conhecer sua lógica profunda, cuja verdade se atesta pelos resultados - eles mesmo bem concretos.

Dentro de algumas horas a Lua chega a Gêmeos e encontra Marte. Com o regente de Gêmeos, Mercúrio, ainda humilhado em Peixes, podemos esperar turbilhão - ao menos pra quem não chegar lá vacinado contra o fantasma da mente...

Iago Pereira
(arte: "Mapa sem destino", Perla Collage)
(para escutar: José Gonzáles, "Fold" - https://www.youtube.com/watch?v=nUmdskwb0iQ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário