quarta-feira, 5 de junho de 2019

Basta o olhar [nota astrológica]



[Nota astrológica - 5 de Junho de 2019]

Hoje e amanhã Vênus transita sobre a cabeça da medusa - também conhecida como Algol. A cada ano Vênus passa por essa estrela poucos dias antes de deixar o seu domicílio de Touro. Algol é um símbolo potente e assustador - razão pelo qual veio a estampar o escudo e armadura de Atena. Algol é a cabeça decapitada de um monstro, a Medusa, que antes tinha sido mulher, sacerdotisa da própria Atena - e por um pecado sexual foi punida a tomar aquela forma. Medusa sedutora, envolvente, desconhecida, com cabelos de serpente - cujo mero olhar é capaz do domínio total. Medusa que vence combates com o mero olhar.

Talvez no fundo do caráter masculino e patriarcal, haja um desejo de compensar o desiquilíbrio de poder entre os gêneros sendo devorado, petrificado pelo olhar de uma Deusa. Há inclusive homens daqueles brancos e de terno, a própria imagem do sucesso na pirâmide do mundo, que jogam tudo ao léu correndo atrás de romances impossíveis e imagens fantasiosas de beleza, que os levam à bebida, à depressão. Ou os que nada importam pro seu casamento, só para perder a esposa e a família, e caírem em um abismo sem fim. E talvez todos nós estejamos vulneráveis, em algum grau, a correr atrás de fantasias luminosas e fatais. Quanta guarda é necessária, para viver num mundo de monstros, mesmo quando esse mundo é a própria alma. Mesmo quando os monstros somos nós.

A Lua, cercada de forças hostis, vai crescente de encontro a uma oposição com Saturno. Hoje o mal é confrontado, não porque ficamos fortes, mas porque não existe fuga.

Um mal se alojou na raiz do desejo, e de lá corrompeu todas as ramificações. Um mal que é na verdade tempo entupido, congelado. Um mal que se chama "desejo de poder e de controle". E seu derivado: o desejo de conforto.

Tanta coisa podre brota daí, poderíamos desfiar toda a miséria do capital, do mundo moderno, da história humana, da civilização. Dia de olhar no espelho, a parte podre está dentro, e fazer dela uma boa imagem... Não temos, ainda, uma lâmina que possa fazer a cirurgia. Mas há também os monstros que para vencê-los, basta o olhar...

Iago Pereira
[imagem: Poster anti-poluição, Kenji Ito - 1973]

Nenhum comentário:

Postar um comentário