terça-feira, 3 de setembro de 2019

Escravo do rancor [nota astrológica]



Eu queria escrever uma nota sobre a lunação de Virgem, que começou na sexta-feira. Mas a imagem que eu tinha escolhido sumiu, e Mercúrio hoje se funde a Marte na fornalha do Sol, e a Lua acordou venenosa em Escorpião - aplicando um sextil a Marte-Mercúrio-Sol, Marte senhor das terças-feiras. Ao invés de lutar contra a maré eu me entrego, e deixo a lunação pra depois.


Vou falar da Lua de hoje. Escorpião é o signo mais difícil pro trânsito da Lua. A natureza da Lua é fluxo e mutação, mas Escorpião é um signo de água fixa. Água é emoção, matéria que Marte usa aqui pra fazer seu ninho. Emoções tornadas arma, weaponização dos humores. Se a Lua, que a tudo absorve, é memória, em Escorpião faz o serviço do rancor, e trama em silêncio. E rancor é coisa de maléfico, planeta maléfico: não é gostoso nem bonito nem good vibes. O rancor corrói o corpo por dentro. Mas, podemos dizer que não serve pra nada? Nem toda guerra se luta no calor do momento. Algumas, as mais difíceis, exigem sangue frio e planejamento. Humor frio, cristalizado, é a arma com que se vence essas batalhas.

E mesmo quem diz "dessa água não beberei", saiba que no mundo há quem beba, e a inocência não serve de escudo contra o veneno. Então a mensagem de Mercúrio em Virgem é - você não precisa descer ao nível da besta, mas precisa aprender a pensar como ela. Virgem é signo de mulheres e homens livres, gente livre, gênios livres: um signo alado. O escravo do rancor tem a mente nublada; mantenha a sua límpida, e poderá dar-lhe duas rasteiras quando ele tentar lhe aplicar uma.

Iago Pereira
(imagem: Dora Maar, "The Years Lie in Wait for You" - 1936)

Nenhum comentário:

Postar um comentário