quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Áries, Câncer, Libra, Capricórnio - os signos cardinais


A gente chama de cardinais os signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Quando o Sol anda nesses signos, temos o começo de cada estação do ano; a cardinalidade tem a ver com início. No mapa do Thema Mundi, que representa simbolicamente a criação do universo, os signos cardinais formam a cruz central, os eixos do mapa; os quatro pontos cardeais.

Os antigos chamavam também esses signos de "móveis": eles representam coisas que se movimentam de forma súbita e brusca, mas sem muita duração. Em um mapa podem indicar viagens, vida agitada, constantes mudanças nos amores e nos empregos, choques e conflitos, ambição e avanço corajoso.

Cada signo cardinal pertence a um elemento. Então, cada signo cardinal representa um elemento em estado puro, indiviso e essencial.

O fogo em áries é apenas uma fagulha; um fogo de palha que acende fácil e apaga fácil. É o começo de tudo, de todo o zodíaco.

A água em Câncer é como uma gota a fluir, tocando o entorno mas também fechada em si (intimidade emocional).

O ar em Libra é a idéia nova, a unidade de idéias (como a ressonância harmônica entre as cordas de um violão).

A terra em Capricórnio é a aderência dos cascos do bode e a resistência de seu pelo, que permite o movimento frente ao desafio.  


ÁRIES, CÂNCER, LIBRA, CAPRICÓRNIO NA PERSONALIDADE

Antes de falar sobre isso, preciso explicar brevemente como pensamos a personalidade na astrologia tradicional.

A personalidade sofre influência de vários pontos, em particular, do signo onde estão Mercúrio e a Lua. Também é bom observar o Ascendente e seu regente. Ao contrário do que diz a astrologia moderna, aqui o signo do Sol não é muito importante.

Mercúrio vai dar sinais sobre como o nativo pensa e comunica; a Lua, de como ele sente e percebe. Já o Ascendente significa seus valores e filosofia de vida.

Se um ou mais planetas tiverem influência sobre esses pontos, também será necessário considerá-los. Pra fazer essa análise é preciso dominar alguns conceitos mais avançados, como dignidades essenciais maiores e menores, aplicação e separação, etc.

Nem sempre há o predomínio de um tipo de signo. Quando dois ou três tipos estão presentes, a personalidade é uma mistura (o que de forma geral é bom - sinaliza equilíbrio).

Os significadores da personalidade em signos cardinais fazem pessoas ativas, assertivas, curiosas, de coração nobre, corajosas e conquistadoras. Elas gostam de encontrar problemas, se jogar nos problemas e resolvê-los. Dão inclusive bons oraculistas, já que cada mensagem do oráculo é um desafio e uma conquista. Também tendem a ser mais sociáveis e de gostar de conhecer pessoas novas.

Se as qualidades cardinais estiverem presentes em excesso (sem serem equilibradas pelas qualidades conferidas pelos outros signos) os signos cardinais também podem indicar pessoas que agem de forma intrusiva, se envolvem em  brigas e conflitos e vivem uma vida sem descanso ou meta fixa, em constante improviso.

Pessoas com os significadores da mente em signos cardinais tem mais facilidade para trabalhar no comércio, conquistando clientes, correndo atrás; podem se dar bem com jornalismo e mídias sociais, pelo constante "burburinho". Também podem se adaptar bem em start-ups e locais de "inovação" e rápida mobilidade; ou empreendendo no setor financeiro, onde é preciso estar em constante alerta pra comprar ou vender. Também são adequados para o ativismo político e a militância, ou mesmo para o trabalho com a política.

Pessoas com personalidade de forte qualidade cardinal tendem a ter dificuldade com empregos estáveis mais repetitivos (como muitas formas de serviço público) ou com carreira acadêmica (que envolve construção gradual a longo prazo).

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~

Iago Pereira

Imagem: Hilma af Klint, "Swan no. 9"

Facebook: @rota32

Instagram: @rota32.astrologia

Textos exclusivos pra quem me apoia com qualquer valor

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço

Nenhum comentário:

Postar um comentário