terça-feira, 10 de setembro de 2019

Você já fez uma lista? [Lunação de Virgem 2019]



No dia primeiro de Setembro a Lua recuperou a sua luz, e já era lunação de Virgem.

O mês lunar - ou lunação - vem se desdobrando e Sábado é Lua cheia, quando as sementes da lunação rompem a terra e ganham vida própria. Antes que seja tarde, então, uma palavrinha sobre a lunação.

Fato pouco conhecido: Virgem é um signo alado. Honra que divide apenas com Sagitário, fato ainda menos conhecido. O que isso quer dizer? Quem tem asas ganha o céu: signos de liberdade. Mais ainda Virgem que - ao contrário de Sagitário - é signo das pessoas comuns. Sem súditos e sem senhores, tem apenas a honestidade e o trabalho das próprias mãos pra fazer a vida. Seu trabalho é seu caminho, e o céu é o limite.

Além disso, Virgem é um signo humano. O único signo de terra que desfruta desse título. Primeiramente ao pé da letra: sua imagem é a de uma mulher. Apesar de que no mito da constelação, Astréia era mesmo uma Deusa - que habitava entre os mortais. Isso lá nos velhos tempos, na era de Ouro, quando a humanidade ainda prestava. Mas logo a coisa começou a desandar, e Astréia, que também foi chamada de Dyke (justiça), subiu aos céus, com a tocha e os relâmpagos em sua mão. E seu pé só vai pisar a terra de novo quando ela voltar a ser dourada.


Ou seja, Virgem é humano até demais, pra essa humanidade falida, esse desastre - projeto mal acabado de anjo e bicho. Mas sua tocha ainda brilha no céu, pra quem ergue os olhos ao alto, dizendo: há uma saída. É só questão de medida, de ajuste fino. Aliás os grandes problemas do mundo são na verdade, pequenos problemas empilhados uns sobre os outros. Um padeiro, um engenheiro e um filósofo poderiam resolver quase tudo, se trabalhassem juntos. E trabalho pago - aqui é Mercúrio, fii, onde cada coisa tem seu valor bem definido.

A lunação surgiu com Vênus, Marte e Mercúrio na casa, tudo misturado e sob os raios do Sol. Sendo Marte maléfico e com Vênus em queda, isso é meio uma catástrofe, mas pelo menos temos Mercúrio ali pra juntar as peças. "Calma", ele diz. "Tudo pode ser consertado. É só pensar um problema por vez. Você já fez uma lista?"

Há um quê de heróico nisso, (poder voar). No que lembro que os heróis das lendas tantas vezes começam pessoas comuns - que são forçadas pelas circunstâncias a atos excepcionas. Acho que pouca gente já nasce herói, mas existem muitos heróis disfarçados. Pode ser que só precise de um desastre para aparecerem.

Iago Pereira
(imagem: Caroline Jamhour, "Quiet Splendour" - 2018)

Um comentário: