segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Feito de Aço [Lunação de Escorpião 2019]



[Lunação de Escorpião - 28 de Outubro a 26 de Novembro de 2019]

A semana começa com a Lua e o Sol se encontrando no signo de Escorpião, na primeira hora da madrugada de segunda-feira. Lua e Sol são como ponteiros num relógio celeste; quando se encontram dizemos que começou a "lunação"; um novo mês, nesse caso, marcado pelo signo de Escorpião.

Entre Escorpião e Libra o chão pega fogo; Libra é a queda do Sol, Escorpião da Lua; e queda é humilhação, humilhação das luzes. Isso também é bom; nos ensina a não desprezar os humilhados; as vezes o pequeno Sol escolhe nascer em uma humilde manjedoura. O que quero dizer é que exatamente naquela parte desprezível, pobre de vida em cada um de nós geralmente está a chave capaz de integrar o todo.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Arte do Lamento [nota astrológica - semana]

[Céu da semana 21 a 27 de Outubro de 2019]



A semana começa com a Lua minguante ingressando no signo de Leão. Nos dois dias e meio que ela transita ali o regente de Leão, o Sol, caminha nos graus finais de sua queda em Libra.

O Sol em queda é como um olho caído, semi-cerrado. Dificulta a percepção do real. Quando as luzes faltam, as sombras se aproveitam e tomam seu lugar. Libra é signo de Vênus: a mentira pode ser sedutora. Por outro lado, toda mentira tem um fundo de verdade, e as vezes pra vencer a ilusão o segredo é encontrar a jóia que se esconde em seu íntimo - por difícil que seja.

Quarta-feira (23) o Sol emerge de sua queda chegando a Escorpião. A tarefa do Escorpião é se livrar de toda firula, de toda superficialidade. A ele foi dado "licensa para matar", isto é, é o signo encarregado do trabalho duro, de sujar as mãos, com nervos de aço. Serão 3 planetas em Escorpião, porém Marte - seu regente - segue exilado em Libra ainda por um longo tempo. Na busca pra resolver os problemas de uma vez por todas, podemos acabar ferindo inocentes - e as vezes, nós mesmos...

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Ontem choveu cinzas na minha cidade [nota astrológica]



Tem sido um mês lunar difícil.

Pelo menos há uns dez dias, desde que Marte entrou em Libra e passou a quadrar Saturno. Marte na Exaltação de Saturno, Saturno na exaltação de Marte: mútua recepção. Os dois planetas maléficos trocam faíscas, se atritando e se estimulando (para o mal). A energia assim gerada precisa ser direcionada, e Saturno em seu domicílio, Capricórnio, poderia quiçá dar-lhe uso e estrutura - mas Saturno é a parte fraca da quadratura. O que acontece é que as tentativas de emenda acabam saindo piores que o soneto, e tropicamos por aí como Marte na casa de Vênus, Marte em Libra desengonçado pisando em pés e chutando as pernas das mesas.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Mal Necessário [Lunação de Libra - 28 de Setembro a 28 de Outubro de 2019]



Todo mês, o Sol e a Lua se juntam em algum signo. O ano é dividido em "meses" da Lua, a Lua faz o ano caber em um mês. Sábado agora começou o mês de Libra. Sol e Lua se juntaram no grau 5 de Libra, onde fica uma estrela chamada Zaniah. Ela representa, nos céus, uma das asas da constelação de Virgem.

Zaniah é o nome da estrela, e sem saber disso no fim de semana eu ressuscitei a palavra gringa "zany", que é um adjetivo usado pra descrever uma coisa meio maluca, surtadinha. E "zany" é uma palavra que eu gosto muito, mas tinha esquecido. Foi um reencontro fortuito quando eu descrevia a vilã do filme do Steven Universe, que tive a graça de assistir no dia da lunação. (Ainda vou escrever um bocado sobre Steven à luz da astrologia, aliás Steven é um desenho animado fenomenal, uma jóia na televisão).