quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Um outro novo momento [Céu da semana - 23 a 29 de Fevereiro]

 Domingo em pleno carnaval nasceu a lunação de Peixes. O mês lunar tem seu início com o Sol e a Lua colados numa estrela chamada Fomalhault, a boca do peixe do sul, que bebe as águas derramadas pela constelação de Aquário. Manílio diz que o peixe austral faz pessoas que vasculham os mares e buscam suas pérolas - e também o eventual corpo dos afogados, como para nos lembrar do custo e perigo da atividade de exploração. Localizada no grau 4º08' do signo de Peixes, Fomalhault é uma das quatro estrelas reais - estrelas muito brilhantes que guardam os quadrantes do céu. Mas de todas elas só Fomalhault está afastada da eclíptica, afastada do caminho do Sol, fundo como está nos mares do Sul. Talvez por isso não ofereça honrarias mundanas, e sim o sucesso espiritual.

Aliás, Mercúrio está retrógrado e combusto em Peixes, o que trás toda aquela parafernália já conhecida de trupicões, mensagens que não chegam e máquinas rebeldes. Não é só a retrogradação, é quando fraqueza se empilha com fraqueza. Mas como dessa vez Mercúrio vai puxado pela maré pra fora de sua queda (a retrogradação o leva de volta a Aquário), a minha dica é aproveitar o mergulho pra ver se encontra alguma pérola. Se permita hesitar: Mercúrio em Peixes pensa é por epifanias, resolve o problema todo de uma vez só ou jamais resolve, tem dificuldade de achar a proporção das coisas, geralmente errando pra mais, o que dá na mesma de errar pra menos pois se algo é mais, outro algo fica menos. E no entanto o erro pode ser o começo do acerto, pois os dois peixes nadam unidos com uma corda pela boca, então se permita um pouco amar, sonhar, errar, derivar! Se permita ou a vida não é nada além de poeira, e se é assim que seja poeira santa e apaixonada pelas chamas que queimam, buscando ao alto.

Tanto o Sol quanto Mercúrio encontram o suporte dos planetas em Capricórnio; maléficos em dignidade e benéficos em debilidade, entre mal e bem a diferença se faz tênue. Melhor seria adorar Satã com honestidade e desapego, do que fazer de Deus uma ferramenta pro ego e pra vaidade? De qualquer modo cuidado, cuidado tanto com as limitações restritivas, anti-naturais quanto com deixar a indefinição se tornar a fachada do vício e da pobreza de espírito. Se Mercúrio não sabe, não pode, não consegue resolver nada - ainda assim a faca de Marte está cortante como nunca, para matar ou proteger o coração (Sol e Marte em sextil). O pior será evitado enquanto ainda houver gente vigilante e na disposição pra resolver os problemas.

Em questão de Lua, a quinta a tarde e noite tem o mais difícil, com a Lua quadrando Saturno em mútua rejeição. O fim do carnaval chega com uma boca amarga, mas na sexta a Lua já amanhece em Touro, resplandecende Lua exaltada que fica conosco o fim de semana inteiro. A Lua é um bumerangue que trás de volta o passado pro presente, e o peito da lunação bate pela primeira vez com o sextil da Lua e do Sol na sexta, enquanto Mercúrio passa no grau da lunação - e portanto em Fomalhault, que bebe direto dos céus. O corpo vivo é uma semente divina plantada pelos Deuses aqui na terra; e se isso parece longe, longe demais da vida dura arando o solo seco na beirada do fim dos tempos, que possamos então gravar na carne a poesia, em um compromisso renovado com o mundo que nos foi prometido - e um desafio renovado ao mundo que de fato temos. Evoé!

Iago Pereira

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~

 Imagem: "Be The Inside Of The Vase", Echo Morgan

O céu em música: Padaria Espiritual, do Ednardo

Instagram: @rota32.astrologia

Apoie a pesquisa em astrologia tradicional com uma doação em meu apoia.se!

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Cachorra Kamikaze [Céu da semana - 17 a 23 de Fevereiro de 2020]



Alô companheires de percurso. Tendo sido acusado mês passado de "envenenamento por chumbo" com minhas notas astrológicas, tenho me esforçado ao máximo pra manter uma atitude positivah. O que vai ser um enorme desafio esse ano já que Júpiter o planeta da positividade está em queda no signo mais heavy metal do zodíaco, e agora Marte entrou na casa. Saturno e Marte encurralam Júpiter nas trincheiras de Capricórnio por um longo mês. Saturno e Marte em governo conjunto na casa celeste que governam. Ano passado essa combinação nos legou o clipe This is America, do Childish Gambino, se por algum acaso ainda não assistiu assista. É uma obra prima que ajuda vocês entenderem o que vem nos próximos 40 dias. Não existe misericórdia e perdão pra Saturno e Marte juntos em Capricórnio. Existe, contudo, muita coragem, e a disposição pra amputar um braço se for pra salvar o corpo. Existe o bruto realismo de quem foi jogado no lixão do mundo e agora quer nem saber, "tomamo de assalto porque cansamo de implorar / bota a mão na cabeça e não reage ou vai rodar" (Tasha, Tracie e Ashira). Existe a política real, aquela onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.

De positivo? Bom, temos o Sol saindo de seu exílio. Quando chega em Peixes, na quarta-feira, faz um sextil com a galera em Capricórnio. Será um planeta a menos em signo de Saturno, o olho de Deus piscando agora na casa de Júpiter, onde a esperança é a última que morre. No mesmo dia, Vênus passa em Alpheratz, a cabeça de Andrômeda - uma estrela da natureza de Vênus, que tinge o mundo de virtude através das calamidades. Andrômeda - a mais bela princesa da Etiópia - foi posta em sacrifício por seus pais, em uma tentativa desesperada de salvar o reino que eles mesmos levaram ao colapso. Amarrada nas rochas, seu destino era ser devorada por um monstro marinho; mas o herói Perseu vem em seu resgate com sandálias aladas. Longe de um mito meramente patriarcal de salvadores e mocinhas indefesas, Andrômeda pra mim é o poder que as coisas belas da vida tem de atrair as virtudes necessárias pra vencer os monstros de dentro e de fora.

De toda forma, terça e quarta é porradaria, com a Lua exilada entre os maléficos em Capricórnio. Saturno e Marte querem forjar um novo homem na sua bigorna, mas a Lua é uma esponja, a Lua não toma forma. Me lembro agora do livro "A Inconstância da Alma Selvagem" - do antropólogo Viveiros de Castro - sobre as tentativas dos colonizadores de moldar os povos nativos do Brasil em bons cristãos, cidadãos e servos da coroa. E hoje, quando nossos instintos não casam com o trabalho, quando procastinamos, enrolamos, sonhamos acordados - é a alma selvagem em nós que clama por espaço. Mas somos então punidos pelo mundo, professores, pais e por nós mesmos, pois o mundo é assim e já faz tempo, um mundo de servidão e luta pela sobrevivência. E a gente se molda então pra sobreviver, ao invés de viver. Mas tem o canto de nós que insiste em sonhar, traça vários planos, acredita que Deus há de recompensar os justos. E isso é verdade, recompensa mesmo - mas só no sentido mais sutil e invisível. Na matéria, no grosseiro - reina outra ordem, e quem quer vencer aqui tem de vencer pela espada e pelo método.

Bom na sexta-feira ganhamos um brinde por mais uma semana de batalha: a Lua vai pros braços de Vênus com um sextil, quem quer dar rolê no carnaval tome nota da sexta-feira, dia bom pra festejar. Sábado não acontece muita coisa nova a nível de Lua, e no domingo tem a lunação de Peixes (falo mais dela na próxima nota semanal). Mas cabe apontar que a lunação divide o carnaval em dois, em antes e depois do domingo. E a parte boa é a primeira. Isto dito, encerro a nota de hoje. Abraços,

Iago Pereira

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~

Imagem: Tasha, Tracie e Ashira

O céu em música: "Cachorra Kmikze" por Tasha, Tracie e Ashira

Instagram: @rota32.astrologia

Apoie a pesquisa em astrologia tradicional com uma doação em meu apoia.se!

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Tesouros e Trancos [Céu da semana - 10 a 16 de Fevereiro de 2020]



E começa mais uma semana com um céu vagabundo, quatro dos sete planetas nos signos de seus exílios. Mas logo a coisa vai esquentar, pra mal ou pra bem.

Mercúrio ralenta em Peixes, prepara sua fase retrógrada que vai ser um pouco doída dessa vez, pois esse é um signo de fraqueza pra ele; e já começaram as topadas com o dedinho, atos falhos e revolta das máquinas. Vale lembrar também que Mercúrio irá retrogradar pra fora de sua queda; isso é como resgatar algo do fundo do mar; Mercúrio em Peixes é senhor dos mistérioes que não cabem na razão.

Enquanto isso Vênus e Júpiter, donos de Peixes, estão também em signos que não lhes acomodam bem; Vênus em Áries e Júpiter em Capricórnio - fazem com que as boas graças cheguem até nós através de experiências difíceis, de ferro ou chumbo, pra quem é de ferro ou chumbo.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Chuva dos Céus e Exílio [Céu da Semana - 2 a 8 de Fevereiro de 2020]



Espero que vocês tenham usado o fim de semana para descansar. A Lua esteve em Touro em contato com Vênus exaltada e eu não vivia um domingo tão domingo desde sei lá quando, o cachorro derretido no sofá e a gente realmente pastando. Coisa boa, paz da boa, bençãos do boi de roça dos céus.

Aí a segunda abriu com a entrada de Mercúrio em Peixes. Signo de seu exílio e queda, os assuntos de Mercúrio se vêem subitamente prejudicados: as conversas tendem ao prolixo, os detalhes se confundem, mas pelo menos pensa-se grande, tenta-se pensar o todo - o que exige muita humildade. Por sorte esta é uma virtude dos signos de água, ainda mais aquele signo que corresponde, no corpo humano, aos pés.