Introdução completa à Filosofia Oculta, na teoria e na prática, com carga horária total de 76 horas/aula. Dividido em quatro módulos bimensais, que podem ser feitos separadamente.

O Curso se propõe a munir o estudante das teorias e práticas essenciais da Tradição de Mistério Ocidental, para que seja capaz de traçar com segurança e precisão seu próprio caminho na filosofia oculta.

O QUE É FILOSOFIA OCULTA?

É um nome que se dá à diversidade de ramos da filosofia que foram perseguidos pela igreja e em seguida rejeitados ou ignorados pela academia moderna: alquimia, astrologia, teurgia e ritual, gnose, hermetismo e práticas ascéticas e/ou meditativas. Considero também os ramos da psicanálise que se embrenharam nos saberes tradicionais (como a Psicologia analítica de Jung e a Bioenergética de Reich/Lowen) como uma espécie de continuação moderna destas tradições.

LOCAL DO CURSO:

Aulas presenciais em Belo Horizonte, em local próximo à região central e de fácil acesso de ônibus e metrô. O endereço será divulgado após a inscrição.

É PRECISO TER ALGUM CONHECIMENTO PRÉVIO?

Não. O curso oferece uma introdução prática e teórica completa à filosofia oculta, partindo do zero. Nosso objetivo é munir o estudante de todas as ferramentas que ele precisa pra traçar, com segurança e precisão, seu próprio mapa de caminhada.

JÁ ESTOU TRILHANDO MEU CAMINHO ESPIRITUAL. COMO ESTE CURSO PODE ME BENEFICIAR?

O currículo desse curso vai muito além da maioria dos livros introdutórios sobre o tema, sendo resultado de uma década de pesquisa e prática buscando as origens, na antiguidade, das noções que circulam modernamente no mercado editoral.

O curso pode ajudar quem já acumulou certa bagagem a enriquecer e completar as lacunas de sua pesquisa/prática e quais são seus contextos gerais (históricos, mitológicos, metafísicos e místicos).

Além disso, as sessões regulares e o aprendizado conjunto (em grupo) fornecem estímulos que podem fortalecer o regime individual de estudos e práticas, contando ainda com acompanhamento direto e próximo de um tutor.

ESTRUTURA DO CURSO:

O curso é oferecido em quatro módulos, de duração de dois meses cada. Cada módulo terá 8 aulas, uma por semana, cada uma com duração de aproximadamente 2 horas.

Além disso, em cada módulo (mês) será oferecida uma aula de campo, uma vivência de duração média de 3 horas.

No total dos 4 módulos serão 76 horas de aula, distribuídos em 32 aulas em sala + 4 aulas de campo.

Os módulos não precisam ser feitos todos de uma vez, sendo cada um ofertado pelo menos uma vez ao ano.

As aulas são em grupo.

No primeiro módulo recebemos os alunos em turmas de tamanho médio (máximo de 15 alunos); nos módulos seguintes operamos em turmas pequenas, com no máximo 4 alunos.

As turma pequenas tem dois objetivos:

Primeiro, facilitam a coesão do grupo, trabalhando a auto-gestão e a co-responsabilização estrutural (ver abaixo).

Segundo é garantir a proximidade dos alunos com o tutor, de modo que os ensinamentos sejam adequados à realidade e necessidade de cada aluno.


DATAS: 

MÓDULO I (Terra)

-Sábados - de 19 de Agosto a 21 de Outubro
Aulas semanais das 16h às 18h
Datas: 19 e 26 de Agosto, 2, 16, 23 e 30 de Setembro, 7 e 21 de Outubro

-Quartas-feiras - de 16 de Agosto a 4 de Outubro
Aulas semanais das 18:30 às 20:30
Datas: 16, 23 e 30 de Agosto, 6, 13, 20 e 27 de Setembro, 4 de Outubro

CUSTO:

O curso é totalmente gratuito. Este é um ensinamento sagrado. As pesquisas que desenvolvi neste campo não visam o lucro, e sim o meu crescimento espiritual, assim como o dos demais a quem eu puder auxiliar.

Porém, o tempo investido por mim (professor) e a estrutura envolvida no curso impõem custos financeiros.

Venho levando nos últimos anos um estilo de vida simples e sem a maioria dos confortos de classe média, em regime de precariado e sem nenhum acúmulo financeiro: por isto mesmo, não sou capaz de arcar com estes custos por mim mesmo.

Trabalhamos então com uma proposta  de co-responsabilização financeira e estrutural: quer dizer que o grupo todo (professor + alunos) é responsável por garantir as condições pra que o curso continue a ser ofertado, beneficiando mais e mais pessoas.

Como referência, sugiro um valor de 100 reais por mês para cada aluno. Porém, isso não deve dissuadir aqueles que tem dificuldade de fazer esta contribuição de participarem do curso; do mesmo modo, aqueles capazes de contribuir com mais, estão convidados a fazê-lo!

As desigualdades sociais e o desafio de viabilizar um conhecimento alternativo com seriedade no mundo moderno são problemas coletivos. Por isso não lidaremos com essas questões de maneira individualista, e sim em grupo.

CURRÍCULO GERAL:


(atualizado pela última vez dia 7 de Abril de 2017)

-Introdução à história da religião, misticismo e filosofia: referências sobre os métodos ancestrais de cura, religião antiga (orfismo, pitagoreísmo, neo-platonismo, hermetismo e gnosticismo), medieval (grimórios, tantra), renascimento (hermetismo cristão, alquimia), moderna (Golden Dawn, Thelema, Wicca).

-Psicologia analítica Junguiana:
Arquétipos, Complexos, Ego, Self, Sombra, Animus/Anima, Self, Tipos psicológicos, Funções, Consciente/Inconsciente, Libido, Numinosidade, Individuação. Análise de sonhos. Os Sete Sermões para os Mortos.

-Orgonomia e Bioenergética:
Couraça de caráter, peste emocional, a função do orgasmo, exercícios de bioenergética, respiração, grounding, a criança do futuro.

-Pilares da Tradição de Mistério ocidental: Os quatro elementos, os Sete Planetas, Ordem Caldaica, os Doze Signos. Bases da Qabalah (Gematria hebraica, Sepher Yetzirah), Bases Astrologia e da Magia Astrológica de inspiração árabe (Picatrix). Bases da Teurgia neo-platônica. A Árvore da Vida. Numerologia mística.

-Hermetismo contemporâneo: bases do sistema iniciático da Golden Dawn, As três ordens, Esfera da sensação. Ritual do Pentagrama. Noções sobre o Ritual do Hexagrama.  Banquete dos Quatro Elementos. Espelho Elemental.

-Meditação, Teoria e Prática: bases do Asana (“postura”), Samatha (“concentração”) e Vipassana (“insight”). O ciclo do Insight. Bases da Meditação devocional.

-Introdução à Divinação:  Bases da divinação: noções de Tarot e/ou  I-Ching (Tarot de Marselha, Raider-Waite, Tarot de Thoth); métodos alternativos de divinação.

-Magia pós-moderna: Sigilização. Esquemas de experimentação.

INSCRIÇÕES: inbox pela página do Rota 32 no Facebook,
ou por e-mail: iagopontope(arroba)gmail.com

Sobre o Professor: Olá, me chamo Iago Pereira. Escrevi um pouco sobre mim aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário