segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Antifrágil [Marte em Libra - de 15 de Setembro a 20 de Outubro de 2021]


Viralizou uma postagem (do twitter/tumblr likeappletrees) contrastando a versão mitológica de Ares, o Deus grego da guerra, com o retrato misógino feito dele na mídia moderna. O Ares dos mitos é patrono das amazonas, ajuda a fundadora das amazonas a fugir de seu marido abusivo; encoraja o aspecto guerreiro de Afrodite, presenteia fartamente seus filhos de ambos os gêneros, etc, a ponto de ter como seus epítetos - "festejado pelas mulheres".

Se o assunto for, contudo, o Ares dos astrólogos, também chamado de Marte, tudo vai depender das condições de Marte no céu. Marte presentemente está em Libra, o que alguns consideram seu "exílio", um enfraquecimento - mas essa idéia não existia na astrologia em sua raiz helenística. Libra não é realmente o lugar favorito de Marte, uma vez que é um signo de ar, com os quais Marte não é muito afim; ele prefere as forças primais da água ou do fogo do que ter de *gasp* conversar. Por outro lado, é um signo de Vênus, uma companheira de seita; o que quer dizer que tanto ele quanto Vênus pertencem ao "team noite" dos céus, e portanto, trabalham para um mesmo "partido", o partido da Lua. Vênus, aliás, está em Escorpião, a casa de Marte; embora eles não se enxerguem, estando em casas lado a lado, eles levam um ao outro no peito, e trabalham por valores comuns. Parceria de Marte e de Vênus, planetas opostos em suas qualidades, mas que no entanto eram, mitologicamente, casados. Para Vênus, a oposição não é um problema, mas precisamente a solução; o contraste é uma fonte de fricção, energia, fogo, que pode ser usado pra agregar as pessoas, assim como pra separá-las; nada mais próximo do amor que o ódio. É nesse encontro caótico do fogo e da água que surge a energia capaz de gerar uma nova vida. Vênus, assim como Marte, se alegra com o caos; mas apenas porque se trata de um caos controlado, capaz de gerar uma nova ordem.

Já Marte... A ordem certamente o entedia. Mas por outro lado, ordem nenhuma se sustenta sem que a força de Marte venha lhe guardar as beiradas; mesmo as coisas de Vênus, seus banquetes e cartinhas de namorados e noites de núcpias, precisam ter seu espaço conquistado e forçosamente protegido frente às inúmeras outras questões do mundo. 

Marte, nos céus, se aproxima de um trígono com Saturno. A presente harmonia de Saturno e Marte não é apenas sobre sobreviver ao caos, mas também extrair potência dele. Existe um conceito que exprime essa idéia: "antifrágil". É antifrágil um sistema que não apenas resiste aos golpes, e sim se torna mais forte a partir deles. Para um sistema ser antifrágil ele não pode ser rígido ou lacrado; não pode apenas criar casca; mas é preciso sentir, diferenciar, perceber as coisas como são, e depois disso, incorporá-las em seu âmago. É preciso não ressentir os golpes levados, mas abraçá-los como os verdadeiros professores. Injunção terrível e no entanto talvez obrigatória para nós, que nascemos no fim de um mundo. E quando tudo descende ao caos, olhar o fogo e dizer: bendito seja, pois é com sua luz que enxergo, é com seu calor que resisto a noite, e é com suas chamas que eu aprendo a dançar.

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~

Iago Pereira

Imagem: Seeing Red (detalhe), 2014 - Kent Monkman

Facebook: @rota32

Instagram: @rota32.astrologia

Textos exclusivos pra quem me apoia com qualquer valor

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço

Nenhum comentário:

Postar um comentário