quarta-feira, 25 de março de 2020

Eu disse que esse dia ia chegar [Saturno em Aquário - de 24 de Março a 2 de Julho de 2020]



Saturno entrou em Aquário, mas é só uma palhinha, porque em um par de meses ele volta a Capricórnio, aonde passa o resto do ano. Saturno tem seu domicílio em Aquário: isso quer dizer que as coisas de Saturno ficam mais fortes quando ele passa lá. E também se tornam mais úteis. Saturno governa os limites, a solidez, a duração, o opaco, a dúvida, o mistério, a morte. Em Capricórnio, seu domicílio noturno, ele mostra o lado mais denso; o peso da realidade; Saturno odeia as coisas frágeis, e como Capricórnio é um signo de terra, são as estruturas materiais que ele testa quando de seu trânsito no signo da cabra-peixe. Mas em Aquário, signo fixo do ar, ele mostra sua cara mais amigável: o mistério aqui veste máscara, o labirinto é social, a dúvida é o fundamento da ciência, a morte é a morte dos reis. Aquário é o oposto da casa do Sol, que é o centro; sua força está nas margens. Aquário é um signo de ar - sua força é mental. O rei luta como um Leão, com suas garras; o Aguadeiro controla as correntes, faz os diques que servem água a cidades - ou a removem.

Agora, no fim do ano, vamos viver uma transição enorme - o fim de um ciclo de 200 anos. Saturno e Júpiter, os planetas mais lentos, vinham se encontrando em signos de terra desde o século XIX (e tivemos filosofias como o positivismo e o materialismo histórico, além de uma imensa acumulação de riqueza pelos poderosos) - mas em dezembro Júpiter e Saturno vão se encontrar em Aquário, signo de ar. E a partir de agora os encontros serão só em signos de ar por cerca de 200 anos. Não é só o Corona que muda tudo, mas começa por ele: as bolsas estão despencando. Os super-ricos tinham sugado tanto do resto de nós que não sobrou estrutura pra acomodar mais um baque, e o mundo se desfaz em dominó. O que vai surgir do outro lado vai ser um outro tipo de poder, um poder aspirado pra margem - poder algorítimico, poder blockchain. (E podem saber, o acesso a recursos hídricos será o foco de nossa atenção nas décadas de 20 e 30).

Saturno em Aquário agora nos dá essa palhinha então, do que vem lá. E curioso, foi só o grande maléfico chegar perto de seu domicílio diurno, de Aquário - signo onde dizem que ele tem sua alegria! - que se instala de forma generalizada o isolamento social. Saturno ama construir barreiras. Saturno em Aquário arrastou a sociedade para o digital, desmaterializou as presenças nas ruas. Em nossas vidas, somos chamados ao mesmo tipo de transição. Chegou a pandemia e mudou a rotina toda - os encontros, os trajetos, os trejeitos - o que sobra de nós? Precisamos nos suspender pelos fios do cabelo. Você consegue viver em suspenso? Suas idéias são fortes o suficiente pra segurar sua cabeça - enquanto o chão desaparece debaixo dos pés? Aquário é a conquista do espaço, a gravidade zero. "Space is the place" (Sun Ra). O planeta mais denso se tornou tão leve quanto o ar. "Fomos aspirados, multiplicados". Dois meses de teste, dois meses de treino, pros 20 anos que agora vão vir. Ready, go!

Iago Pereira

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~
Imagem: Louise Bourgeois, "He Disappeared into Complete Silence" - 1947

Facebook: @rota32

Instagram: @rota32.astrologia

Um texto exclusivo por semana pra quem me apoia com qualquer valor

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço

Nenhum comentário:

Postar um comentário