terça-feira, 17 de março de 2020

Separação e União [Céu da semana - de 15 a 21 de Março de 2020]



Semaninha movimentada, nos céus e na terra. Vamos por partes.

Lua em Capricórnio de segunda até quarta a noite. Capricórnio está uma bagunça, temos os dois maléficos lá governando juntos a casa, temos o Nodo sul deixando tudo instável, temos Júpiter em queda e sitiado entre os maléficos - o comum, o bem comum - e também os pulmões! - entre a "foice e a espada". Penso na situação do Brasil, onde a maioria da população já vive no limite, em situação de informalidade, e agora podem ser forçados a ficar em casa. O Rio já declarou medidas de cerceamento, em breve vamos ver também toque de recolher e talvez até quarentena forçada estilo Itália. Como vai ser pros ambulantes que tiram o pão do dia da rua? Dos artistas que vivem de espetáculos? Etc... As bolsas mundiais, aliás, estão em frangalhos, e as consequências disso vão reverberar pelos próximos meses, mesmo passado o Coronga. Então tem bastante gente em pânico, e não sem razão, e tem um tanto outro de gente determinado a não encarar a boca da fera, em fingir que não tem nada acontecendo. Ambos são péssimas opções. Querendo ou não ainda temos um Saturno e Marte em dignidade, que podem nos ensinar o sangue frio e o estoicismo. Não adianta ter medo do que não podemos controlar. Então lave sua mão, tome seus cuidados, se puder ficar em casa fique. Não tem porque correr pra comprar comida já que não há razões pra suspeitar que o suprimento será interrompido; deixe as máscaras pros profissionais de saúde e grupos de risco, ou improvise as suas; etc. Acima de tudo responsa! Aja como adulto! Se informe direito! (E em suspeita de corona, não tome ibuprofeno). É a gente que tem de segurar as pontas nessa hora, não tem ninguém pra correr não! Esse é o recado de Saturno e Marte.


Então chega a quinta. A Lua já amanhece em Aquário, onde seu único contato é a quadratura com Vênus em Touro. O amor nos tempos da pandemia? - conheço várias pessoas que, bem agora, voltaram a vida de dates e paixões, bem na hora da necessidade de distanciamento. O pânico deve começar a passar, o perigo seria relaxar demais, mas Aquário é um signo paranóico e ainda governado por Saturno, então não vou tanto por aí. O que antes era desespero e escuridão começa a se tornar sistema, infra-estrutura, hábito; hábito de limpeza, tema governado por Vênus. Nesse mesmo dia o Sol completa um sextil com Saturno, o que pode sinalizar uma bem vinda dose de realidade para os governantes (Sol).

Sexta tem a Lua fora de curso, mas é o dia onde acontecem as movimentações mais importantes: Júpiter escapa do sitiamento dos maléficos pois é ultrapassado por Marte; e o Sol chega a Áries, inaugurando o ano novo astrológico. Como disse Júpiter representa a coisa pública, e vê-lo finalmente fora do cerco pode indicar uma melhora (não total, já que ele segue em queda). Se tem uma coisa que esse virus evidencia é a necessidade da saúde pública, mais, a necessidade de pensar o bem estar público: não tem como uma população já no limite, vivendo na informalidade, como autônomos ou mesmo desempregados, arcar com os custos do distanciamento. Essa é uma questão NOSSA, coletiva. O que sobra de nós quando perdemos a noção de coletividade? Volto a pautar o tema da Renda Básica Universal - não porque os nossos governantes vão escutar, mas porque a gente precisa antes de tudo de clareza de que isso, sim, resolveria; ao invés de resgatar as empresas dos ricos, vamos resgatar a população! E enquanto isso não vem: ajuda mútua. Quem pode apoie seus amigos, familiares e conhecidos autônomos, porque as coisas tão apertadas pra gente.

Finalmente, Sábado a Lua vai de encontro a Mercúrio em Peixes. Mercúrio voltou ao movimento direto e entrou novamente em Peixes na segunda agora... É grande o risco da desinformação, pois Peixes é o signo que dá exílio e queda a Mercúrio - ou seja, não acolhe bem a exatidão e habilidade que é da natureza de Mercúrio. Por outro lado, seus primeiros dias em Peixes são quando ele transita em Fomalhault, a boca do Peixe, uma estrela que dá inspiração vinda dos céus e afloramento espiritual. Quando as certezas e os cálculos faltam e tudo está confuso, é o momento onde a espiritualidade pode se revelar com maior intensidade: só temos a intuição pra nos guiar; somos capazes, realmente, de criar, para além das amarras do intelecto. Particularmente na sexta e no sábado, volte-se para a arte e para a guiança espiritual, essa que nunca falha - o que falha (e é bom estar atento) é apenas nossa capacidade de apreendê-la.

Pra finalizar, já fazem alguns meses que venho notando que esse ano é uma transição importantíssima, onde encerra-se um ciclo de 200 anos. Geralmente essas transições são acompanhadas de grandes baques. O mundo vai amanhecer outro em 2021, não necessariamente melhor, mas não necessariamente pior também. Apenas outro. E está nas nossas mãos manter-se abertos e vivos pra acompanhar o passo do mundo, e extrair daí toda a potência que pudermos. Por exemplo - peste negra, na idade média, por terrível que tenha sido - trouxe uma melhora de vida significativa pros sobreviventes, já que a escassez de trabalhadores forçou os senhores a darem uma boa condição de vida pra manterem sua base produtiva. O Corona é outra coisa, mas também trás os seus próprios potenciais ambíguos. Sigamos atentos.

Iago Pereira

~*~-~*~-~*~-~***~-~*~-~*~-~*~
Imagem: do estilista Alexander McQueen

Instagram: @rota32.astrologia

Acompanhe textos exclusivos doando qualquer valor a meu apoia.se!

Saiba mais sobre as consultas astrológicas que ofereço

Nenhum comentário:

Postar um comentário