sábado, 24 de outubro de 2015

Comentário de reaça


Haja amor no coração pra ler comentário de reaça em site de notícias. Mas até esse infortúnio serve pra uma coisa: lembrar que não estamos na Terra à passeio. O poço da escuridão é fundo, fundo mesmo. Cada um tá num tempo, o mundo é e sempre foi uma diversidade de ritmos. Sempre foi um lugar de muita grosseria, muito ódio gratuito, muita cegueira. Talvez venha sempre a ser, mas ainda assim, acredito que vale mais a pena viver pela aposta de que é possível melhorar esse cantinho nosso, em especial através do cultivo cuidadoso da consciência, da transcendência do egoísmo através da consciência. (e não há ferramenta pra esse fim que seja mais certeira e provada pelo tempo que a meditação). Acredito que uma mudança minúscula, uma pequena diferença, é infinitamente melhor que mudança nenhuma, e talvez - alguns de nós - sejam capazes também, eventualmente, de fazer grandes diferenças.


Se tem algo que a magia tem me ensinado, é que existe muito, muito, muito mais potencial na vida do que podemos sequer conceber. Nos contentamos com muito pouco... Não se trata de ambição, sonhos de poder, ideias de controle. Trata-se de uma abundância presente na naturalidade, no estar natural. Na libertação das idealizações que nos impedem de viver a vida direto em seu âmago, grilhões conscientes e inconscientes que nos mantém presos em padrões de repetição robóticos e limitados.

Um ser humano saudável é a crisálida de uma máquina do tempo. É como uma hipertecnologia feita pelos Deuses pra refletir o Impossível dentro da gaiola da matéria sem contudo violar em uma letra o julgamento de saturno, ou seja, sem violar as leis da causalidade. É uma veste de macaco milagrosa, um simples animal peludo e cagão porém também capaz de manifestar, tornar sólidos conceitos, abstrações, as imagens estranhas que lhe assolam durante a noite e as visões. Um elo vivo de energia em mutação, ligando o Céu e a Terra.



Então... De volta à Terra, e aos reaças. Para eles só posso citar o Cristo: "Pai, perdoe-os, pois eles não sabem o que fazem". Mas a Mãe Terra não vai perdoar, e ai daqueles que lhe fizeram esquecida e silenciada e violentada por tantos milênios. Claro, a esquerda não escapa também dessa vingança, tampouco escapa de portar dentro de si a peste emocional que mantém a humanidade em cativeiro. Mas há algo de inerentemente mais saudável, na esquerda, uma vez que envolve a busca de uma visão ampla e abertura à diferença (Que na prática esquerdo-liberal das cidades muitas vezes se torna mera tolerância superficial, escondendo uma camada de indiferença e consumismo).
Mas os problemas da esquerda empalidecem quando voltamos aos comentários dos reaças internet. Não adianta replicar; é como falar com alguém cego e surdo. (Sim, eu sei, em certo nível a internet toda é assim)

Mas até aqui, nos reaças, podemos nos enxergar refletidos. Há definitivamente um reaça dentro de cada um de nós, opção pelo ódio à vida, ou pela sutil indiferença, comodismo, ou pela parcialidade bairrista. Essa reaçada pipoca como sementes malignas logo depois das revoluções, parindo os tiranos da nova era. Derrubar um estado, ou mesmo uma certa elite, é até tarefa trivial, perto do que se trata a dificuldade de pensar a cura total da humanidade, erradicação das sementes cancerígenas da peste emocional. Nem Jesus, cara! Agora a vingança da natureza (já há tanto anunciada, se bem que ainda mal compreendida) vai cortar as asinhas da humanidade de uma forma particularmente brutal. É, viver na Terra nunca foi fácil. E ainda assim, frente aos reaças, frente ao ecocídio: só vejo uma opção: fazer aquela partezinha de cura de si mesmo, dia após dia, apostando que tudo que precisamos é de por nossas "vestes de macaco" em ordem e com isso ajudar os outros a arrumar a deles. Todo homem e toda mulher é uma Estrela... Faze o que tu queres há de ser o todo da Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário