terça-feira, 19 de março de 2019

Sobre Mercúrio retrógrado em Peixes [nota astrológica]



A maioria de vocês deve saber que Mercúrio tá retrógrado. Alguns devem também ter ouvido que isso de Mercúrio retrógrado é exagero, que não tem muito fundamento na astrologia tradicional.

Em parte, é verdade. Existem muitas aflições mais graves que a retrogradação. Se a cultura astrológica fosse mais rica, se falaria de combustão, de quadratura e oposição aos maléficos, de exílio e queda. Essas coisas prejudicam muito mais os assuntos de Mercúrio do que a retrogradação.

Acontece, contudo, que a retrogradação que estamos vivendo agora é especial. Mercúrio deve estar na situação mais aflita em muitos anos - vivendo várias aflições combinadas: combusto, exilado, em queda e retrógrado.


Aí eu lembro que na semana passada, Facebook, Whatsapp e Instagram praticamente pararam de funcionar no mundo todo durante um dia.

Outros exemplos anedóticos de transtornos mercuriais não faltam: uma amiga não conseguiu pagar contas porque o sistema do banco caiu. Outra esqueceu o celular no ônibus.

Eu mesmo passei por uma série de transtornos nas últimas semanas; meu computador deu pau, levei 3 dias pra consertar, só pra descobrir que poderia ter consertado em 15 minutos. Perdi 3 dias de trabalho e o sistema novo que coloquei não tá funcionando direito.

Também dei uma topada com o dedão e fiquei uma semana sem poder ir nas aulas de dança; Mercúrio governa os dedos, Peixes (o signo onde Mercúrio está) corresponde aos pés.

E pra concluir, hoje - que a Lua entrou em Virgem, signo de Mercúrio! - minha parceira levou minhas chaves com ela pro serviço, e fiquei preso em casa. A filha da vizinha (cuja janela dá pro meu corredor de entrada) coincidiu de também ficar trancada em casa, e tinha prova na escola. Pediu pra sair pelo meu portão, logo hoje que eu tava sem chave!

Nem todo mundo passou por esses transtornos. A cada trecho da vida apenas alguns planetas estão ativados no nosso mapa, e isso varia ano a ano, mês a mês; quem tá sob governo de Mercúrio agora se estrepou mais (é meu caso). Quem é cético vai continuar dizendo que é coincidência, mas depois de alguns anos acompanhando os planetas - e mais ainda, sabendo quais estão ativados em minha vida - eu já não tenho dúvidas.

A partir de quinta-feira, Mercúrio começa a se aproximar da sua "segunda estação" - isto é, vai estacionar pra retomar seu movimento direto. Pra astrologia helenística (que é a raiz da astrologia ocidental) a segunda estação torna o planeta mais forte do que o normal. Mercúrio está também prestes a fazer seu nascimento heliacal (sair de debaixo dos raios do Sol). Isso é outro fator muito importante, que empodera um planeta. Então, apesar de ainda estar em um signo que não o recebe bem (Peixes, onde tem exílio e queda), a partir de agora só deve ganhar força. Pra quem apanhou da vida no último mês - pode ser a hora da virada!

Iago Pereira
(imagem: Pedro Costa, "Hermes")

Nenhum comentário:

Postar um comentário