quinta-feira, 27 de junho de 2019

Astrologia, Virtude e os 4 Elementos



Um astrólogo é alguém que tem aulas de virtude com os astros.

Em seguida, ele repassa essa virtude ao público: em seus escritos, falas, atitudes e consultas.

A previsão surge por efeito da virtude.

As virtudes que possibilitam a previsão são, entre outras: confiança na técnica, uma mente afiada, escuta ativa, síntese intuitiva, expressão imaginativa.

Podemos comparar essas virtudes aos quatro elementos:


A confiança na técnica é o elemento terra. No tarot, aparece como moedas. É preciso acumular conhecimento como quem junta um tesouro, e se firmar em exercícios práticos.

A mente afiada é o elemento ar. No tarot, aparecem como espadas. É preciso treinar a mente para questionar a si mesma. Os jogos estratégicos e os debates filosóficos são como trocas de golpes de espadas, ou o exercício cirúrgico de cortes, que treinam a mente na "esgrima".

A escuta ativa é o elemento água. No tarot, aparece como cálices. a capacidade de se engajar com o que está presente de forma concentrada, mas abstendo-se de fechar um julgamento. É um tipo de receptividade reflexiva (água) porém concentrada (o cálice).

A síntese intuitiva e a expressão imaginativa são o fogo. No tarot, é representado por bastões. A síntese destrói o excesso, deixando apenas o essencial; como uma chama queimando a matéria grossa de uma madeira e substituindo-a por carvão, calor e luz. O calor e a luz são a expressão imaginativa, que dá definição ao invisível.

Se há uma falha na moedas, na espada, no cálice e no bastão, a previsão é limitada em sua precisão ou em seu efeito transformador.

É por isso que dizemos: "a arte é longa, e a vida é breve..." A formação do astrólogo é a formação de um filósofo, no sentido mais elevado, e é o trabalho de uma vida.

Iago Pereira

(imagem: "Pure Reason", René Magritte - 1948)

Nenhum comentário:

Postar um comentário