segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Feito de Aço [Lunação de Escorpião 2019]



[Lunação de Escorpião - 28 de Outubro a 26 de Novembro de 2019]

A semana começa com a Lua e o Sol se encontrando no signo de Escorpião, na primeira hora da madrugada de segunda-feira. Lua e Sol são como ponteiros num relógio celeste; quando se encontram dizemos que começou a "lunação"; um novo mês, nesse caso, marcado pelo signo de Escorpião.

Entre Escorpião e Libra o chão pega fogo; Libra é a queda do Sol, Escorpião da Lua; e queda é humilhação, humilhação das luzes. Isso também é bom; nos ensina a não desprezar os humilhados; as vezes o pequeno Sol escolhe nascer em uma humilde manjedoura. O que quero dizer é que exatamente naquela parte desprezível, pobre de vida em cada um de nós geralmente está a chave capaz de integrar o todo.


No corpo humano Escorpião é a região dos genitais e do ânus. É a base da espinha, e verdadeiramente o chão (as pernas sendo como um subterrâneo). O Escorpião corre junto ao chão. Está preso, afixado à base. Um duro realismo impera neste signo. Signo de água fixa, transforma o fluir da vida, da matéria, das emoções - em corte e penetração. Grande parte das culturas prefere cobrir o Escorpião a encará-lo; e que talvez nenhuma cultura verdadeiramente o encare, pois não há cultura que no sentido mais amplo permita a nudez, o corpo totalmente desmarcado; o desmarcado é tabu; é veneno; é poluição; e apenas o sábio é capaz de sondá-lo, discriminá-lo, manejá-lo

Escorpião é onde o círculo do Céu e o círculo da Terra se encontram. Ali tanto o lixo do corpo é expelido, quanto os Céus tomam da força da Terra pra permitir a reprodução. Na nossa ignorância humana, maldizemos esse encontro. Não podemos aceitar que o Céu empregue as forças tortas da terra, sua dor, praga e veneno; não podemos aceitar que a pensar que a terra seja divina, pois isso subverte nosso senso de entitlement, nosso controle sobre a terra. Ah, Escorpião, maldito, escondido, isolado, condenado! Isso tudo ele foi, e no entanto, feito de aço, ele persevera em sua função.

Nesse momento, temos 4 dos 7 planetas em Escorpião; inclusive os dois planetas noturnos por excelência, Vênus e a Lua, que ficam aflitas quando transitam nesse signo. Lua e Vênus são ligadas ao "feminino" em nossa cultura, e portanto essa configuração prefigura dificuldades pras mulheres; de forma mais geral, representa ameaça pra sensibilidade artística, amorosa e intuitiva. Com Marte em Libra e sem aspectar a casa que lhe pertence tudo ganha uma cara mais acidental, menos premeditada; são colisões, arranhões que surgem no cotidiano, na busca e prática do amor; e que no entanto acabam ferindo e fazendo finalmente com que nos fechemos.

Mercúrio também está na casa, e estaciona ali, invertendo de sentido pra entrar em sua fase retrógrada. Logo quando estaciona, tromba com Vênus, essa Vênus exilada de um amor que brota no fio de uma espada, e de lá se lança ao desconhecido. Estaciona prestes a chegar em seu exílio (Sagitário), pra voltar aos próprios termos dentro de Escorpião, nos quais encontra o Sol. Não deixem que o pânico de "Mercúrio retrógrado" assuste dessa vez, pois esse é um caso exemplar de boa retrogradação. Mercúrio-detetive, mercúrio-da-cena-do-crime está no caso, e com ele é só questão de tempo até que a verdade emerja. E a verdade é perigosa, perigosa de se manejar, perigosa de tratar, mas com algum engenho ela pode também virar antídoto, ela pode também virar contra-veneno pra se defender dos monstros da vida afora e adentro.

Iago Pereira
(imagem: Frida Kahlo, "O Que a Água Me Deu" - 1938)

Nenhum comentário:

Postar um comentário