segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Caracol [Céu da semana - 29 de Dezembro de 2019 a 4 de Janeiro de 2020]
Mercúrio chegou em Capricórnio. Mais dias de chumbo, janeiro adentro inclusive. Mas agora Mercúrio saiu do exílio, e as falas ganham a gravidade de quem escala montanhas; não dá pra se apoiar em pedra solta. A primeira tarefa de Mercúrio nessa nova casa é re-organizar Júpiter, com quem vai se encontrar ma quinta-feira. Na hora de botar as promessas na prática; na hora de achar uma âncora pras esperanças - novos problemas se colocam, e com eles novas soluções. Resolver um problema é questão de ficar com o problema, suportar sua opacidade, acostumar-se com sua sombra. Por um lado temos também Saturno na casa, que tem seu domicílio em Capricórnio e por isso é capaz de distribuir paciência e disciplina. Mas a ordália não será fácil, já que temos em Capricórnio também o Nodo Sul, o rabo do Dragão que serpenteia de lado a lado e drena a força dos planetas.
Hoje, segunda, quem cruza o Nodo Sul é o Sol. Na sexta será a vez de Mercúrio. Os dois planetas que significam a inteligência diminuídos. Pra quem tá de férias pode manifestar como pequenas frustrações no aspecto financeiro, e talvez cansaço da viagem. Pra quem tá trabalhando o perigo é a exaustão mesmo. Todo mundo sabe que Capricórnio é um signo meio workaholic, então meu lembrete será no sentido de marcar na agenda um tempo pra fazer coisa a toa.
Outra mudança importante é a virada de Marte pra Sagitário na sexta. O planeta da guerra sai de sua casa, Escorpião, um signo fixo de água, e entra em Sagitário, um signo mutável de fogo. A temporada dos maléficos domiciliados vai acabando, o que não chega a ser boa notícia ainda, já que os benéficos estão em situação medíocre e ainda estarão por mais um tempo. Mas é bom ter um respiro da guerra constante e obsessiva de Marte em Escorpião. Em Sagitário o planeta do ferro e do fogo coloca sua lâmina a serviço da religião e das ideologias, em nome do bem comum. Mas lembremos que Júpiter, o dono da casa, se encontra presentemente destroçado em Capricórnio. Se tem dúvida de sua fé, não vai ser queimando bruxas e infiéis que você vai recuperar a chama no coração. A integridade realmente é a maior fonte de força em uma luta, mas também a mais fácil de se perder - se se deixar embriagar pela vaidade da superioridade moral.
A semana começa com um trânsito suave da Lua em Peixes, onde só faz aspectos macios. A noite do reveillon, na terça, tem a Lua indo de encontro a Saturno, que não é receita pra boas farras: sugere mais tranquilidade e contemplação (quem puder passar nas montanhas olhando as estrelas, achou a receita perfeita). O momento da virada tende a ser o mais alegre, entre 23h e 1h da manhã, mas lá pelas 3h é provável que as festas dêem uma bela esfriada.
Quinta e sexta a Lua transita em Áries, onde reencontra todos os planetas em Capricórnio, dessa vez com uma quadratura. Passado o reveillon janeiro já começa a chover nas nossas cabeças na base da pedrada. O ápice é na sexta, com a quadratura da Lua com Saturno, mas no sábado o clima relaxa de novo durante a tarde: a Lua entra em Touro e só encontra aspectos macios ou com planetas benéficos até domingo.
E assim termina 2019, com um céu denso e terroso, perspectivas minguadas mas também uma grande força de materialização e de resistência. Saturno, que governa Capricórnio, odeia as coisas frágeis, mas adora as que resistem a seu aperto, como tartarugas e caracóis. Então vamos nos arrastando festas adentro, fresta adentro, janeiro adentro, secura adentro, ao ritmo dos caracóis...
Iago Pereira
(imagem: Leonora Carrington, "Snake Clock")
----------
ps. ainda tenho vagas pra consultas em janeiro, e ainda tá valendo o desconto de 20% pra quem agendar comigo antes do ano novo :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário